sábado, 27 de novembro de 2010

O rio mais importante da minha aldeia… (homenagem a Mello Reis)

inauguraC3A7C3A3o-mergulhC3A3o-1982eduardotipottiA história do desenvolvimento está intimamente ligada aos rios, desde o início o homem se fixou às margens dos rios para ter água para lavoura e posteriormente tornaram-se importantes meios de transporte.

Alguns rios são mundial mundialmente famosos mas, vou concordar com Fernando Pessoa:

“O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.”







Pois é o rio da minha terra é o rio com o qual tenho intimidade, portanto, o mais importante do mundo.











Na minha aldeia, Juiz de Fora-MG, existe um rio famoso feito de água, o Rio Paraíbuna mas, curisamente não é o rio mais importante, o rio mais importante da minha aldeia é a Rio Branco, a Av. Barão do Rio Branco. Um rio de asfalto que corta a cidade, uma grande avenida em linha reta por onde se escoa toda a riqueza da cidade, inevitavelmente.



















O nome original da avenida é de barão, é um título, mas os juizforanos intimamente a chamam de rio branco, de fato nem sei se existe um rio branco em algum lugar, feito de água, mas na minha aldeia existe um enorme Rio Branco feito do negro asfalto.











Neste rio tão importante, um deixou sua assinatura, o último prefeito visionário que Juiz de Fora teve, o último que realmente se importou com a infra-estrutura da cidade. Este prefeito foi Mello Reis, foi ele quem construi a pista central para ônibus dentro Av. Rio Branco e fez o Mergulhão, um túnel pequeno que passa por baixo da linha férrea que corta o tal Rio Branco.











2Fica aqui minha pequena homenagem a Mello Reis, eu era ainda muito criança quando ele deixou a prefeitura da cidade e, nas minhas lembranças vem sempre a voz do meu pai avisando quando íamos passar pelo mergulhão. Até bem pouco tempo atrás as pessoas ainda gritavam de dentro dos carros quando passavam pelo mergulhão, é meio que como gritos de gente fazendo rafting em corredeiras, coisa de gente de aldeia.











Pois bem a cidade cresceu, e Mello Reis deixou sua assinatura no meio do rio de asfalto que corta a princesa de Minas, a bela Juiz de Fora, a Manchester Mineira.











Inevitavelmente virão novos prefeitos, inevitavelmente eles cruzarão o Mergulhão através do Rio Branco, espero que nessa hora, eles se lembrem do grande homem que pensou numa grande cidade e, com carinho, pensem no Rio Branco que não pode parar de correr.










Fica aqui minha homenagem ao Prefeito Mello Reis, falecido no dia 24 de novembro de 2010, o último grande prefeito de Juiz de Fora - MG


Nenhum comentário: