Quando comecei a escrever este post, pensei em colocar o escudo de cabeça pra baixo, em sinal de protesto, porém, o Vasco não merece isso, não merece o time que atualmente tem carregado esse no peito.
Só pra começar a falar do tamanho e da importância do Vasco, caso você não saiba, o time foi o primeiro time do Brasil a admitir jogadores negros e analfabetos.
Quando o futebol começou no país não era como é hoje, o esporte mais popular do pais, paixão de ricos e pobres. É só fazer uma pesquisa rápida e você vai descobrir, o futebol, quando começou, era o esporte dos estudantes ricos que estudavam na Europa. Tanto é que, Botafogo, Fluminense e Flamengo são clubes de bairros nobres do Rio de Janeiro, que no início do Século XX era a capital do país.
O Vasco é um time de subúrbio, de bairro pobre. Sei lá por que motivo os portugueses decidiram colocar o time dentro do Bairro de São Cristóvão. Pois bem, foi lá que Clube de Regatas Vasco da Gama nasceu e até hoje existe. Sempre foi grande no remo e, um dia, decidiu ser também um grande no futebol.
Quando o Vasco apareceu pro futebol, os quatro grandes do Rio eram América, Botafogo, Fluminense e Flamengo, só pra relembrar, os negros e analfabetos não jogavam futebol. Então surge o time do meu querido Vascão.
O Vasco é certamente o clube com a história mais bonita do futebol brasileiro. Não vou contar toda a história, mas vou resumir um pouco. Já era muito abuso, um time do subúrbio querer jogar de igual pra igual contra os times dos bairros nobres, mas o Vasco soube ser ousado e foi aos poucos se agigantando. O pequeno clube dos portugueses começou a incomodar os grandes. Incomodou tanto que chegaram a mudar as regras do campeonato local para que o time não participasse, não seria a primeira vez. Contra tudo e contra todos o Vasco foi crescendo. Até dar dois dos passos mais bonitos de sua história, a admissão de negros e analfabetos e a construção do seu estádio. Pra quem não sabe, é bom saber, operários que trabalharam na construção do Estádio de São Januário chegaram a ser titulares do time profissional de futebol, conquistando vários títulos.
Esse é o espírito do Vasco, que tem nome de navegador corajoso, que fez grandes descobertas, esse foi o time pequeno que se tornou um dos maiores do mundo. É um dos maiores times do mundo construído com as mãos e os pés de negros e operários. Tenho orgulho da história do Vasco.
Bem, contei isso tudo porque agora parece que as pessoas que hoje jogam futebol e comandam o futebol do Vasco não devem conhecer a história. Sinceramente, parecem estar empenhados em fazer o caminho inverso, em apequenar o Vasco e, estão conseguindo.
Levanta Machão da Gama, pára de frescuragem! Será que ainda somos um dos quatros grandes do Rio? Infelizmente estamos ficando pra trás.
Fica meu recado final, devemos nos inspirar na história do clube. Querer ser um dos quatro melhores do Rio é pouco, devemos querer o que sempre merecemos querer, ser simplesmente o melhor time do mundo. O Vasco não pode querer menos do que isso.
Casaca!
Casaca!
Casaca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário